segunda-feira, 11 de junho de 2012

Receita prática e quentinha: Chá de Amendoim

E acabou o feriado, o qual na verdade nem aproveitei tanto por estar doentinha =( Maridón cuidou de mim direitinho, fez até chá de amendoim delicioso [especialidade dele] que amo e é perfeito para dias frios. A receita é fácil e uma ótima opção para as festa juninas.

Chá de Amendoim ou Batida Quente de Amendoim

Amendoim sem casca torrado [não lembro a medida exata, mas é bastante para ficar com o gostinho do amendoim]
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
*opcional: canela 

Coloque os amendoins para torrar em uma forma por aproximadamente 30 minutos [pode variar de forno para forno, o ideal é que fiquem douradinhos]. Enquanto os amendoins torram, leve ao fogo brando o leite e o leite condensado [e a canela que é  opcional, apesar de gostarmos meu marido não coloca, não coloque todo o leite condensado, prove até que o sabor/adocicado esteja do seu agrado]. Após torrados triture-os no liquidificador [também pode ser feito no processador]. No liquidificador eles não ficam tão triturados, alguns ficam em pedacinhos que eu particularmente gosto. Após triturá-los reserve metade dos amendoins e a outra metade bata com uma xícara da mistura de leite e leite condensado. Coloque todo amendoim batido e o que estava reservado junto com o leite e o leite condensado e deixe em fogo brando até levantar fervura [é bom dar uma mexidinha de vez em quando]. Deixe abafado durante um tempo e sirva quente, mas cuidado para não queimar a língua porque isso sempre acontece por aqui. Se quiser pode tomar com o auxílio de uma colherzinha de chá para "pescar" os amendoins. Também é possível polvilhar amendoim e canela por cima.


Sobre o jantar do Dia dos Namorados que postei semana passada provavelmente haverá uma mudança. Ao invés de fazer fondue de queijo e fondue de chocolate, farei um talharim a parisiense ou ao molho quatro queijos [ainda não decidi] e o de chocolate de sobremesa, ou senão um merengue com morangos que nós amamos. Isto porque comemos fondue no feriado e não quero repetir. Achei receitas interessantes de talharim a parisiense no Cybercook, no blog Receitas da Lilian e no Tudo Gostoso, mas é muito provável que eu faça alterações para deixar a receita ao nosso gosto e posto depois. Já o merengue de morangos não tem segredo, eu alterno camadas de suspiros, chantilly e morangos, prático, saboroso e romântico porque tudo que leva morango eu acho romântico rs


Beijocas

5 comentários:

Gabi Soares disse...

Huuum, esse cházinho me deixou com água na boca. Aqui em SC também está muuito frio, vou testar a receita =D

Está rolando sorteio de um kit de make LUXO no blog, não deixe de participar!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Ju Magalhães disse...

Pirulita também to dodói , fala pro Wan fazer um litro desse chá e mandar delivery lá pra casa ?

Quer dizer que a "nossa" panelinha de fondue tá fazendo história aí na sua casa hein?

Saudades,

Beijo

Anônimo disse...

hmmmm, deu agua na boca...e olha q não gosto de chá;...rsrs

bjuu

respireecase.blogspot.com.br

Fabi disse...

Parece super bom! Vou me aventurar!!!
Tb ia fazer fondue, mas resolvi fazer ontem e desisti! rsrsrs Procurando algo desesperadamente!! rsrsrs
Bjim

Suzy disse...

Eu já amei a receitinha...adoro amendoim e tdo que vai leite condensado me dá água na boca.
Estou indo testar daqui há instantes, hehehe

Beijos e bom jantar !